Já repararam como torcedor adora fazer promessas? No mundo do futebol, elas são tão comuns quanto as camisas listradas e os gritos apaixonados vindos das arquibancadas. A última vez que o meu Vitória esteve na série A do Brasileirão, parece que os torcedores fizeram tantas promessas malucas que eu jurava que viraríamos um time de super-heróis.
Lembro-me de um amigo tricolor que estava tão desesperado para subir de divisão que prometeu virar a casaca. Ele apareceu no estacionamento do Barradão com uma camisa do meu time, uma meia do rival, e um boné de um terceiro clube! Parecia mais uma árvore de Natal do que um torcedor. No final, ele nem se lembrava de qual time ele estava torcendo porque ficou bêbado.
Mas o que mais me diverte são as promessas realmente exageradas. Uma senhora na Ribeira jurou que, se o Vitória subisse no ano passado, seu marido, que cultivava uma barba desde os tempos do Pelé, teria que raspar o rosto. Bem, o Vitória subiu e, no dia seguinte, o pobre homem estava mais pelado do que bumbum de recém-nascido! Ele parecia um bebê gigante, e a mulher dele se gabava como se tivesse vencido a aposta mais importante de sua vida.
E claro, não podemos esquecer dos torcedores que prometem subir a ladeira do Curuzu de joelhos. Agora, eu respeito a devoção pelo Leão, mas você já tentou subir aquela ladeira? É um treino de pernas de fazer inveja a qualquer jogador de futebol. Alguns carros ficam empacados lá embaixo, e a torcida, sempre tem nessa horas, acaba fazendo uma espécie de reboque humano para ajudá-los subir.
No final das contas, as promessas dos torcedores são como a própria vida: imprevisíveis, cheias de reviravoltas e, às vezes, absolutamente hilárias. Mas o importante é que elas refletem o amor incondicional que os torcedores têm pelos seus times. E não importa o que aconteça, o futebol sempre será uma comédia e um drama, tudo ao mesmo tempo. E que venham mais promessas malucas pra o meu Colossal subir!
Ah! E a minha promessa? Se o meu Leão for campeão e vou para a lavagem do Bonfim todo de branco com a camisa do Vitória!